"Sem a música, a vida seria um erro"

Oscar Schimidt

domingo, 15 de julho de 2007

Começaram os jogos panamericanos sexta-feira passada.

Festa de abertura bonita, cheis de cores e fogos de artifícios num Maracanã lindo.

Vi tudo e uma coisa me incomodou.
Incomodou de tal forma que passo a escrever um pouco sobre isto.

A festa de abertura estava correndo bem. Na hora de acender a tal pira olímpica/panamericana(sei lá...), foi aquele revezamento de craques de vários esportes: Seleção de vôlei de 92, Basquete, Vole de praia, etc

Durante a transmissão falavam que seria surpresa o atleta que acenderia a pira.

Na hora me veio a lembrança a única figura mítica que vi jogar e me fez nunca mais esquecer de um panamericano: Oscar Schimidt e aquela seleção de ouro que conseguiu um feito digno de heróis no panamericano de Indianápolis de 1987.

Pensei na hora: "Putz, tinha que ser o Oscar ou toda aquela seleção de basquete de 1987!"

Mas... Quem teve a honra foi Joaquim Cruz, medalha de ouro nos 800 metros na Olímpiada de Los Angeles de 1984.

Não tenho nada contra o Joaquim Cruz, muito pelo contrário. Acho que este sentimento é muito mais uma dívida com aquela geração.

Só para vocês terem uma idéia comecei a jogar basquete por causa daquela seleção. Lembro até hoje que eu pegava a bola de basquete emprestada de meu amigo Gustavo e ia jogar lá na quadra do meu Colégio, nas tardes em que ela estava vazia.

Com chuva ou sol, ia eu com esta cara de pau pedir a bola emprestada e ir até a quadra de cimento jogar. Muitas vezes jogava sozinho treinando arremessos e lembrando do feito heróico daquela seleção.

Para quem não sabe ou lembra, o Brasil ganhou dos Estados Unidos LÁ EM INDIANÁPOLIS! Até aquele dia NINGUÉM teve o peito de ganhar dos EUA em seu próprio território. Para quem lembra daquele dia, antes da partida os americanos ficavam tocando o hino de seu pais, testando o equipamento de som para que não desse problema na hora da cerimônia da entrega das medalhas de ouro.

Outro detalhe:
Quando acabou o primeiro tempo, o Brasil perdia por 20 pontos de diferença!!!!

E ai no segundo tempo: além de virar o jogo, vencemos por 120 X 114!!!!
Até hoje NINGUÉM venceu a seleção americana fazendo mais de 100 no placar!!!!
Somente aquela geração abençoada!!!!!

Por isso que até hoje tenho o Oscar como um herói, juntamente com Zico, destes que povoam o panteão de heróis de tons mitológicos. Heróis que apesar de toda a grandeza, são simples como crianças.

Por estas coisas que acho que tanto o Oscar, como Marcel, Maury, Guerrinha e cia DEVERIAM ser homenageados neste PAN.

Afinal este ano completam 20 anos daquele triunfo que abalou todo o território americano.
E não estou aqui exagerando em minhas palavras.

Seguem alguns videos de lances da final do Pan de 1987 e do emocionado depoimento no dia da Despedida de Oscar da Seleção, nas Olímpiadas de 1996:







0 comentários: